Ren Taiko Recife

            Em meados de novembro de 2007, houve uma parceria entre Frederico Yuji Ojima e Ricardo Alves Jr. para se criar um grupo de taiko em Recife. Como Frederico já havia participado de um grupo em SP e Ricardo por ser maestro de banda marcial e instrumentista, a idéia de se criar um grupo foi objetivo principal da dupla. Tanto é que somente em março de 2008 que puderam realmente iniciar as atividades na Associação Cultural Japonesa do Recife.

            Gakudan Ren Recife Wadaiko quer dizer:Orquestra Lótus de Tambores Japoneses do Recife e a flor de Lótus foi escolhida como símbolo por ser considerada importante para os japoneses e seu significado representa o etéreo. Hoje, resolveu-se modificar o nome simplificando apenas para Ren Taiko Recife, deixando o nome mais compacto e de fácil pronúncia.

            Devido ao alto custo em se comprar instrumentos originários do Japão, o grupo começou a usar os dois taikos (1 hiradaiko e 1 nagado), que pertenciam a ACJR, e takes (bambus). No início, o número de integrantes eram bem reduzidos num total de mais ou menos 6 pessoas. Com o passar do tempo novos integrantes foram entrando e hoje o grupo tem em torno de 15 pessoas. O objetivo principal do Ren Taiko Recife é propagar a arte do taiko, através da amizade, respeito, disciplina e da alegria. 

            Desde de sempre o grupo teve o apoio da Diretoria da ACJR e do Consulado Geral do Japão no Recife pois  os mesmos consideram a arte do taiko como forma de integração das pessoas, principalmente jovens, e preservação da cultura japonesa. A 1ª apresentação foi realizada em 25/05/2008 e de lá pra cá foram muitas, gerando grande satisfação e prestígio para todos. O ano de 2008 ficará marcado não apenas por conta do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, mas como o ano da consolidação de um sonho que continuará por muitas gerações.


Frederico Yuji Ojima
Desenvolvido pela TBrWeb
Associação Cultural Japonesa de Recife
Avenida Prefeito Antonio Pereira 395, Varzea - Recife PE - 50950 030 - Brasil  |  Fone 81. 3255 0692